Apresentação

Sejam bem vindos!

    O III Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, “Educação Jurídica e mudanças: diálogos, novos contextos e metodologias”, promovido por uma parceria entre unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, a Faculdade de Educação – Programa de Pós- Graduação em Educação e a Faculdade de Direito – Programa de Pós-Graduação em Direito, será realizado no período de 18 a 20 de outubro de 2017.

    O evento tem como objetivo propiciar conhecimentos e oportunizar o debate sobre a produção científica que tem sido desenvolvida no campo do currículo, particularmente aquela articulada à temática das imagens e/ou da educação jurídica, com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação superior e da educação básica, bem como de profissionais da área, na perspectiva de ampliar conhecimentos e potencialidades de análise sobre o currículo, bem como de contribuir para a consolidação da rede internacional de pesquisa gerada nas primeiras edições do evento.

    Este Seminário é proposto com base no Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq “Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica”, no âmbito do qual está sendo desenvolvido o estudo das imagens da justiça produzidas por docentes de cursos de Direito em quatro universidades do sul do país e  uma de Angola.

    Concorre para a promoção deste evento a repercussão altamente positiva do Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica  em suas duas primeiras edições. É preciso registrar, ainda, que o evento se constituiu em um espaço de forte estímulo ao estudo de imagens como elementos de análise sobre o currículo, assim como de incentivo ao desenvolvimento de análises sobre o currículo do curso de direito, no entrecruzamento dos temas imagens da justiça e educação jurídica.

    Converge igualmente para a promoção deste evento, a relevância da temática e sua abordagem inovadora, pois são pouco frequentes os estudos de abordagem qualitativa que se dediquem à análise de imagens nesta área de conhecimento e, particularmente raros, os que se proponham a articular tal análise ao estudo do currículo de cursos de formação jurídica.  O Seminário proposto vincula-se, ainda, a um conjunto de experiências investigativas que vem sendo desenvolvidas nesta universidade há mais de uma década, mais particularmente, estudos sobre o currículo, currículo do curso de direito e pedagogia jurídica.

    Abordagem das imagens no currículo do curso de Direito poderá alavancar relevantes debates para a educação jurídica, assim como para outras áreas das ciências humanas e sociais.

    O evento oportunizará o intercâmbio de pesquisadores nacionais e estrangeiros, incentivando a cooperação em pesquisas sobre a temática focalizada no evento e ampliando potencialidades de cooperação entre grupos internacionais de trabalho.

REALIZAÇÃO